A marca registrada garante ao proprietário o direito de uso exclusivo em todo o território nacional.
Apesar dos custos envolvidos, o registro de marca é um investimento, e não uma despesa, pois essa ação refletirá no futuro fluxo de caixa da empresa.
Qualquer pessoa física ou jurídica que esteja exercendo atividade legalizada e efetiva pode requerer o registro de uma marca.
É importante que você saiba que uma mesma marca pode ser registrada para diferentes setores de atividade. É isso que permite, por exemplo, que possa existir um hotel, um cigarro e uma marca de eletrodomésticos com o mesmo nome
Já a Patente está ligada diretamente a um produto, é algo concreto, visível e palpável. Patente é algo novo, sendo imprescindível para o registro, a novidade.
Num mundo competitivo, em que as margens de lucro são cada vez menores e as exigências dos consumidores cada vez maiores, o investimento em tecnologia de ponta, apresenta-se como uma das melhores opções para se sair da crise. Assim como qualquer tipo de trabalho, o esforço intelectual também é, e deve ser, reconhecido e valorizado, sendo, inclusive, objeto de proteção da Lei.
Para patentear um novo invento, é necessário que o autor atenda todos os requisitos de novidade, a chamada “inovação”, atividade inventiva e aplicação industrial. O período em que o titular da patente poderá explorá-la com exclusividade é limitado.
Conta pra gente, você também fez confusão entre registro e patente?
Gostou do post? Curte, compartilhe e marque um amigo.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!